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Escritório de Projetos

Gestão de Processos

A Gestão de Processos de Negócio no FNDE permite uma abordagem sistemática que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados da Autarquia através da melhoria dos processos de negócio. Possibilita a eliminação e/ou redução de falhas e de atividades que não agregam valor, bem como servir de subsidio para tomadas de decisões. Com isso, busca-se aumentar o nível de satisfação dos colaboradores das diversas áreas do FNDE além de proporcionar a melhoria contínua de suas rotinas de trabalho.

A gestão de processos do FNDE tem como principais objetivos:

  • Conhecer e mapear os principais processos de negócio do FNDE;
  • Desenvolver e difundir metodologias e boas práticas de gestão de processos;
  • Proporcionar melhoria continua dos processos de negócio, visando melhor resultado;
  • Possibilitar apoio às tomadas de decisões estratégicas na Autarquia.

Escritório de Processos FNDE

O escritório de processos de negócio do FNDE é um facilitador e criador de meios para a materialização e agrupamento de conhecimentos negociais com o objetivo de entregar subsídio e apoiar a alta gestão para tomada de decisões estratégicas para transformação de processos de negócio, gerando assim maior eficácia em atingir as metas organizacionais da Autarquia. Tendo como orientador (Metodologia) as boas práticas do BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio).

O escritório de processos do FNDE está vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica e Governança da Autarquia (AGEST).

As soluções, mesmo que tenham sugestões do escritório, são provenientes das ações das áreas em melhorar o seu processo de trabalho agregando assim maior valor para seus processos.

Objetivos

  • Melhoria contínua de processos;
  • Apoiar tomadas de decisões estratégicas;
  • Promover a memória institucional;
  • Proporcionar a interação e cooperação entre as áreas;
  • Padronização de regras e de fluxos de trabalho.

Benefícios

  • Ferramenta de planejamento;
  • Subsídio para treinamento de novos colaboradores;
  • Visualização da ligação das áreas com o plano estratégico do FNDE.

Responsabilidades

  • Definir princípios, práticas e padrões de BPM;
  • Proporcionar ferramentas e métodos comuns;
  • Formar e educar sobre práticas e princípios de gerenciamento de processos de negócio;
  • Difundir a cultura BPM na organização;
  • Fornecer orientação, mentoria e treinamento em melhores práticas e padrões, reforçando a conformidade;
  • Prover recursos (humanos, ferramentas) para projetos de análise e desenho;
  • Identificar, monitorar, apoiar, consolidar e relatar a situação em diversos projetos de transformação de processos pela organização;
  • Garantir que os princípios, práticas e padrões de BPM sejam escaláveis ao longo do escopo atual e futuro da implementação de BPM;
  • Proporcionar governança no desenho global de processos;
  • Integrar processos de negócio em nível corporativo;
  • Criar e manter um repositório de processos;
  • Fomentar a inovação e mudanças de paradigma.

Contato

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