Material de consumo
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
Redução do consumo de papel Papel de impressão com as fotocópias de documentos em frente e verso no SETRE. |
A meta pretendida, para o período avaliado, consistia na redução de 5% relativo aos gastos com quantidades de folhas impressas e de cópias nas impressoras departamentais, incluindo a Reprografia.
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Ar Condicionado
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
O processo “Ações para práticas de sustentabilidade e racionalização - Qualidade de Vida” foi executado no período de julho a dezembro de 2018, sendo mantida a principal ação proposta no período anterior: acompanhar a evolução do indicador proposto.
É importante ressaltar que o objetivo do indicador proposto é acompanhar a saúde do edifício Sede FNDE, a fim de evitar a Síndrome do Edifício Doente (SED), que se refere à relação de causa e efeito das condições de um ambiente interno e a agressão à saúde dos ocupantes, com fontes poluentes de origem física, química ou biológica. |
O objetivo do indicador proposto é acompanhar a saúde do edifício Sede FNDE, a fim de evitar a Síndrome do Edifício Doente (SED), que se refere à relação de causa e efeito das condições de um ambiente interno e a agressão à saúde dos ocupantes, com fontes poluentes de origem física, química ou biológica.
Portanto, a avaliação realizada refere-se aos fatores físicos, químicos e biológicos, especificamente: fungos, dióxido de carbono, aerodispersóides, umidade, temperatura, velocidade do ar e relação ar interno/externo e rotinas de manutenção.
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Energia elétrica
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
Redução de consumo de energia elétrica. |
A meta proposta para esse período consistia na redução de 2% (dois por cento) no consumo de energia elétrica do período atual em relação ao mesmo período do ano anterior. |
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Água e esgoto
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
Redução do consumo de água e esgoto. |
A meta proposta para esse período consistia na redução de 4% (quatro por cento) no consumo de água em relação ao mesmo período do ano anterior. |
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Coleta seletiva
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
Promover a destinação sustentável dos resíduos coletados. |
A meta proposta para esse período consistia em recolher até 800 Kg (oitocentos quilos) mensais de material reciclável. |
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Qualidade de vida no ambiente no trabalho
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
No período avaliado foram desenvolvidas ações voltadas à Qualidade de Vida dos servidores. Seus objetivos foram estimular as pessoas a mudarem seu estilo de vida e a adotarem hábitos mais saudáveis, bem como promover um ambiente de trabalho mais sustentável. |
Pelo exposto, como estratégias para alcançar tais objetivos durante o período, foram promovidas diversas ações pelo Programa Qualidade de Vida – PQV, aprovadas pela Portaria Nº 282, de 14 de julho de 2015 |
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Manutenção Predial
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema e ação |
Objetivo |
Práticas |
No período de julho a dezembro/2018 focou-se na análise do indicador referente ao Índice de Gestão Eficiente e Eficaz. No mês de junho tivemos o início da vigência do novo contrato de manutenção predial, o qual trouxe em seu bojo a adequação do Instrumento de Medição de Resultado-IMR (antigo Acordo de Nível de Serviço), exigido pela IN n° 5/2017.
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O objetivo do IMR é medir os níveis do serviço prestado, ou seja, os resultados alcançados. Portanto, a finalidade foi alterar os indicadores de medição estabelecidos no IMR de forma a constatar a qualidade na execução do objeto contratado.
Cabe ressaltamos que mantivemos a meta estipulada para o “indicador de gestão eficaz e eficiente” de 70%.
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Deslocamento de pessoal
Período de avaliação: 01/01/2020 a 30/06/2020
Tema |
Ação |
Objetivo |
Práticas |
- Meios de transporte - Redução de gastos - Emissões de poluentes |
Redução do consumo de combustível e, por conseguinte, redução da despesa com transporte de documentos. |
A meta pretendida, para o período avaliado, consistia na redução de 20% no consumo da quilometragem com o deslocamento de veículos que atendem demandas diárias de entrega de documentos em locais certos |
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