Informáções Técnicas: Para o funcionamento de todas as funções desse portal, é necessária a utilização de JavaScript.
Bolsas e auxílios - Conheça os tipos de BOLSAS E AUXÍLIOS pagos pelo FNDE e como ocorre o processo de pagamento. Consulte o número do benefício, o comprovante anual de rendimentos do bolsista e as bolsas pagas a cada beneficiário.

Bolsas e auxílios

Conheça os tipos de BOLSAS E AUXÍLIOS pagos pelo FNDE e como ocorre o processo de pagamento. Consulte o número do benefício, o comprovante anual de rendimentos do bolsista e as bolsas pagas a cada beneficiário.

SGB (Sistema de Gestão de Bolsas)

O SGB – Sistema de Gestão de Bolsas é o sistema no qual o gestor FNDE realiza as operações necessárias para finalizar o processo de pagamento de bolsas. É por meio dele que o gestor MEC envia ao FNDE tanto os cadastros pessoais de cada um dos(as) bolsistas como as autorizações de pagamento mensal das bolsas.

Desenvolvido para a internet, permite que os gestores locais dos programas de bolsas tenham acesso a ele de qualquer localidade do país; basta dispor de conexão com a internet. No entanto, como se trata de sistema que gerencia recursos públicos, o usuário precisa ser previamente cadastrado para ter acesso ao SGB. E cada usuário tem um perfil específico para entrar no sistema.

Vários dos programas que concedem bolsas usam sistemas de gestão e acompanhamento próprios, além do SGB. Nesses casos, o gestor local da prefeitura, da secretaria estadual de Educação ou da instituição de educação superior (universidade, escola de aplicação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) autoriza os pagamentos mensais com base no sistema próprio do programa.

Programas que têm sistemas próprio de gestão

Bolsa Permanência

Brasil Alfabetizado

Escola da Terra

Formação pela Escola

Formação de Tutores

Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa – PNAIC

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Programa de Educação Tutorial

Projovem Campo

Projovem Urbano

Conselhos Escolares

Pró-Conselho

Saberes Indígenas na Escola

No caso dos programas que não têm um sistema de gestão próprio, o gestor local autoriza os pagamentos diretamente no SGB.

Programas que não têm sistemas próprio de gestão (dados de julho de 2014)

Escola de Gestores

Escolas Interculturais de Fronteiras

E-tec Brasil

Gestar II

Mais Educação

Pradime

PROEI – Especialização em Educação Infantil

ProInfo

Projovem Campo – Ensino e Pesquisa

Renafor

Saúde na Escola.

 

 
Avalie este item
(1 Votar)

Enviar notícia por e-mail

Fechar

Para enviar esta notícia basta preencher o formulário abaixo e clicar em "Enviar".

Os campos marcados com um asterisco são obrigatórios.

Fechar [x]