Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Breadcrumbs

FIES 1240 247

Início do conteúdo da página

Novo Fies

O Fies está sendo aperfeiçoado para fortalecer o financiamento estudantil. Com foco na sustentabilidade e na melhoria da gestão, as alterações pretendem viabilizar uma política de acesso ao ensino superior mais ampla, que seja eficaz e que atenda melhor o estudante.

A partir do primeiro semestre de 2018, o Novo Fies divide-se em três modalidades, que variam conforme a renda familiar dos candidatos:

  • Modalidade 1: financiada com recursos da União, ofertará vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando a sua capacidade de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente. 
  • Modalidade 2: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. 
  • Modalidade 3: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES; assim como a modalidade 2, será destinada aos estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Novas fontes de recursos públicos e privados serão destinadas ao Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), que será operacionalizado diretamente pelos agentes financeiros e atenderá aos estudantes com renda familiar bruta de até cinco salários mínimos.

Um novo modelo de gestão para o Fies também foi implementado, a partir da criação do Comitê Gestor do Fies (CG-Fies).

As inscrições para o Novo Fies serão abertas em 2018 e informações detalhadas sobre o processo seletivo já estão disponíveis no hotsite.

Fim do conteúdo da página