Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Breadcrumbs

formacao pela escola 1240 247

Início do conteúdo da página

Implementação do Programa

O primeiro passo para a implantação do Programa é a organização de equipes gestoras nos estados e no Distrito Federal e a formação de uma Rede de Tutoria composta por multiplicadores/formadores e tutores regionais ou municipais.

Os multiplicadores/formadores devem ser servidores que atuem na educação básica pública, selecionados de acordo com seu conhecimento da modalidade a distância e dos programas e ações financiados pelo FNDE. A função dos multiplicadores/formadores é apoiar a coordenação nacional do Formação pela Escola na capacitação de tutores e acompanhar suas atividades de formação de turmas de cursistas, no município.

Os tutores, também servidores que atuem com educação básica pública nos estados, Distrito Federal e municípios, tem como funções básicas apoiar e acompanhar os cursistas durante todo o percurso.

Após a adesão ao Programa no PAR e a aprovação das solicitações, os municípios devem se informar, junto à coordenação estadual do Formação pela Escola, sobre o cronograma anual de formação dos tutores e dos cursos a serem ofertados.

As secretarias municipais devem encaminhar à Coordenação Estadual os currículos para seleção dos tutores, que posteriormente são capacitados por meio dos cursos de Tutoria e de Competências Básicas. Vale ressaltar que o tutor selecionado deve ser mantido no Programa por 2 (dois) anos. Caso haja necessidade de substituição, o município deverá se responsabilizar pela capacitação de um novo tutor.

Fim do conteúdo da página