Informáções Técnicas: Para o funcionamento de todas as funções desse portal, é necessária a utilização de JavaScript.

Apoio à Gestão do Livro Didático

Aqui você encontra informações para auxiliar a gestão das Secretarias de Educação e das Escolas no PNLD. Disponibilizamos as últimas informações, dicas, formulários e conteúdos para que você possa sempre atualizar seu conhecimento a respeito do Programa Nacional do Livro Didático.

Escolha PNLD 2017

A escolha do PNLD 2017 será realizada entre 28/06 e 12/08/2016. Neste ano, os livros didáticos escolhidos serão para os anos finais do ensino fundamental.

A novidade para o PNLD 2017 é que o registro da escolha será realizado no Sistema PDDE Interativo.

Para mais informações sobre os procedimentos para a Escolha PNLD 2017, acesse: www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD >> Escolha PNLD 2017.

Atenção:

Desde de o dia 18 de abril até o último dia de registro da escolha no sistema PDDE Interativo, os representantes das editoras não podem mais acessar pessoalmente as escolas nem participar de eventos relativos à escolha que envolvam as redes de ensino.

O acesso ao PDDE Interativo nas escolas é de responsabilidade do diretor. Por isso, mantenha a senha atualizada e sigilosa, assim você assegura que somente o responsável realizará a escolha.

Escolas Federais - Reserva Técnica

Para as escolas federais, a solicitação de livros da reserva técnica não ocorrerá pelo Sistema PDDE Interativo. A solicitação dos livros deverá ser feita pela planilha disponibilizada, conforme as orientações nos arquivos abaixo:

É hora de ajustar o quantitativo de livros

O remanejamento dos livros é essencial para o bom funcionamento do PNLD, os livros que sobram numa escola devem ser direcionados àquela onde estejam faltando!

Se, ainda assim, faltar algum livro para aluno ou professor, as escolas e secretarias (no caso do atendimento a novas escolas) deverão solicitá-los à reserva técnica, conforme cronograma abaixo.

Os pedidos realizados pelas escolas devem ser validados pela secretaria de educação competente e no caso dos campi federais os pedidos devem ser validados pela Pró-Reitoria de Ensino.

Para solicitar os livros da reserva técnica ou validar os pedidos, acesse o Sistema PDDE Interativo em http://pddeinterativo.mec.gov.br.

Períodos

Mês de Início

Acesso da Escola

Acesso da Secretaria

1º Período Janeiro 18/01 a 29/01/2016 02/02 a 12/02/2016
2º Período Fevereiro 15/02 a 03/03/2016 07/03 a 01/04/2016
3º Período Março 04/04 a 14/04/2016 18/04 a 10/05/2016

 Os comunicados a seguir trazem orientações para apoiar a solicitação de reserva técnica em 2016:

Preparação para 2016

Ainda estamos em período de férias escolares, no entanto, é preciso cuidar do livro: acompanhar as entregas pelos Correios, promover a devolução, orientar as escolas e promover o desfazimento adequado. No comunicado abaixo, sua secretaria pode conferir algumas ações importantes a realizar nesse período.

Distribuição Nacional de Livros – PNLD 2016

Estão disponíveis para cada secretaria de educação o arquivo com todos os livros NOVOS destinados à sua rede. Com esse arquivo você poderá realizar um filtro de acordo com sua necessidade: basta fazer a busca da sua rede de ensino e acessar a lista completa, onde constam os títulos e quantidades destinados a cada escola.

Devolução dos livros usados em 2015

Chegou a hora das escolas públicas recolherem os livros reutilizáveis, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do Ensino Médio, que foram usados pelos alunos em 2015. O FNDE sugere que as escolas anotem as quantidades de livros didáticos devolvidos, por ano e por matéria. O informe nº. 30/2015, cujo link segue abaixo, traz mais orientações sobre a devolução. Para realizar a anotação, poderá ser utilizada a tabela disponibilizada abaixo.

Desfazimento dos livros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O livro didático desempenha o seu papel na escola por, no máximo, três anos. Depois deste prazo, chega o momento de fazer novas escolhas, novos livros serão recebidos e o destino do livro que já completou sua tarefa é decidido pela escola que o utilizou. Agora chegou a hora de dar destino aos livros de anos iniciais vencidos (triênio 2013/2014/2015), que porventura estejam na sua escola ou rede de ensino. O FNDE apresenta, no comunicado abaixo orientações importantes quanto ao desfazimento do livro didático.

Entrega de Livros às Escolas Rurais pelas Secretarias de Educação

Foi finalizado em dezembro/2015 o envio dos livros didáticos destinados às escolas rurais de todo o Brasil. Os exemplares foram entregues às prefeituras e secretarias de educação, que ficam responsáveis pelo envio às instituições de ensino até o início do ano letivo. Até lá todos os alunos das escolas rurais deverão estar com os seus livros, que compreendem material didático específico adaptado para cada região do país. O comunicado abaixo traz orientações para garantirmos o acesso de todos aos materiais.

Avalie este item
(1 Votar)

Enviar notícia por e-mail

Fechar

Para enviar esta notícia basta preencher o formulário abaixo e clicar em "Enviar".

Os campos marcados com um asterisco são obrigatórios.

Fechar [x]