Imprimir esta página

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil Atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar

Jornada ean logo final 7

O objetivo da jornada foi incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. 

Para as escolas que concluíram e que estão presentes na lista preliminar, já está disponível para download, na plataforma e-FNDE (http://educacaocorporativa.fnde.gov.br), o selo completo de conclusão da Jornada, com as seis partes. O FNDE ainda enviará Certificado de Menção Honrosa nominal ao nutricionista, ao diretor da escola e ao coordenador da jornada.

O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!

O resultado final será divulgado na data provável de 15/01/2018.

 

Objeto -  O presente instrumento consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de EAN executadas nas escolas públicas de educação infantil em atividade (creches e pré-escolas). O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. É composta por 6 (seis) etapas com os temas no Regulamento, devendo cada etapa ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, e a inserção de uma fotografia que comprove a realização as atividade e a inserção de um vídeo de, no máximo, 1 (um) minuto elucidando o que foi realizado em cada etapa.

Temas da Jornada:

Tema 1: Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil

Tema 2: Alimentos regionais brasileiros

Tema 3: Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos

Tema 4: Horta escolar pedagógica

Tema 5: Agricultura familiar na escola

Tema 6: Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Requisitos mínimos para participação: Poderão inscrever os diretores de todas as Unidades de Educação Infantil com Código da Escola, informado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( INEP) válido, podendo contar com o apoio do nutricionista da alimentação escolar vinculado à Entidade Executora (município, estado ou Distrito Federal) e os docentes da rede pública.

Prazo de inscrição: 31/03/2017 a 16/05/2017.