Imprimir esta página

Adesão ao PNLD

Para participar do PNLD, basta que as redes de ensino e instituições federais façam a adesão ao Programa. Uma vez formalizada a adesão, sua vigência será válida por prazo indeterminado ou até que seja solicitada a sua exclusão. São atendidas apenas as entidades que tenham aderido formalmente ao PNLD. A adesão é realizada no sistema PDDE Interativo/SIMEC com a senha do Secretário de Educação ou Dirigente Federal, tornando dispensável o envio de documentos ao FNDE.

Com as inovações trazidas pelo Decreto nº 9.099, de 18/07/2017, as entidades deverão selecionar as etapas de ensino e o tipo de material que desejam receber. Os materiais disponíveis para a adesão são os seguintes: obras didáticas, obras pedagógicas e obras literárias.

Também deverão ser informadas quais etapas de ensino a rede atende dentre as seguintes: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

As opções de materiais e etapas de ensino NÃO selecionadas NÃO SERÃO ATENDIDAS.

Atenção!  As secretarias de educação e escolas federais que não atualizaram a adesão ao PNLD no ano de 2018 deverão fazê-la para que os livros continuem chegando às escolas da rede de ensino.  

O manual com as orientações para registro adesão está disponível no portal do FNDE e pode ser consultado em:

http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/manuaispnld 

Para saber se sua rede de ensino aderiu ao PNLD consulte aqui*.

* Utilize o navegador Google Chrome para realizar a consulta.