Ir direto para menu de acessibilidade.

Breadcrumbs

programas do livro 1240 247

Início do conteúdo da página

Reserva Técnica

2020

A validação de reserva técnica dos livros em braille foi prorrogada até o dia 18/12.

O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para que escolas e secretarias de educação demandem livros em braille dos anos iniciais do ensino fundamental. 

A reserva técnica corresponde à cerca 3% dos quantitativos totais de livros adquiridos para cada rede de ensino e se destina a viabilizar o ajuste final das projeções de matrículas ao censo escolar. A reserva técnica deve ser solicitada quando o remanejamento não for suficiente para suprir possível falta de livros.

Prazos:

  • 26/11 a 15/12/20: O sistema estará aberto para as ESCOLAS demandarem livros na reserva técnica. 
  • 26/11 a 17/12/20: O sistema estará aberto para SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros.

Os livros em braille devem estar nas mãos dos estudantes cegos ou com baixa visão que necessitem dessa importante ferramenta de inclusão.Fiquem atentos! Os livros em braille também são identificados por códigos com caracteres numéricos e letras. É importante observar que as letras “BL” e “BM” ao final do código identificam o tipo de exemplar, a saber:

  • BL = Livro do Aluno em Braille
  • BM = Manual do Professor em Braille

Clique aqui para acessar o manual

Manual Reserva Técnica 2020 - ESCOLAS

Informe nº 30/2020 - Reserva Técnica (Novas datas)


2019

Parceiro(a) do Livro Didático,

A partir de 11/04/2019 as escolas e secretarias de educação acessarão o sistema ao mesmo tempo para solicitação de livros diretamente na reserva técnica, desde que tenham ofertado ao menos um livro no remanejamento, ainda que fora do ciclo de atendimento.

As escolas terão do dia 11/04/2019 ao dia 22/04/2019 para demandar livros.

As secretarias de educação terão do dia 11/04/2019 ao dia 24/04/2019 para validá-los dentro do limite legal de 3% que cada rede tem direito.

A secretaria de educação também poderá solicitar reserva técnica em seu próprio nome para atender as escolas, mas nesse caso o material será entregue na Secretaria, que será responsável por distribui-lo.

Os materiais da reserva técnica são armazenados pelo FNDE. Após validação das demandas das escolas pela secretaria de educação, os Correios terão até 45 dias para realizar a entrega desse material a partir da emissão da ordem de serviço.

Antes de validar os pedidos de reserva técnica das escolas de sua rede de ensino, verifiquem no sistema de distribuição de livros/SIMAD se as escolas ainda receberão os livros adquiridos na compra complementar.

Também deve ser analisado se as escolas escolheram livros das editoras Vera Cruz e Escala Educacional. Tendo em vista que tais editoras não firmaram contrato para fornecimento dos materiais no âmbito do PNLD 2019, o FNDE está em fase de aquisição das obras selecionadas em 2ª opção pelas escolas que escolheram os livros didáticos das Editoras em questão.

É importante realizar essas consultas para evitar que haja envio de material em duplicidade para as escolas.

Atenção! As secretarias de educação deverão validar também em “OFERTAS RT” demandas de reserva técnica que solicitou em seu próprio nome.

Os livros didáticos da reserva técnica solicitados pela Secretaria de Educação serão entregues na própria Secretaria, que será responsável por realizar a distribuição dos livros para as escolas de sua rede de ensino.Informe nº 23/2019 - Doação de livros remanescentes da reserva técnica e de ciclos anteriores

Fim do conteúdo da página