A importância da gestão da qualidade em instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13693658

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, PDCA, Ensino Superior

Resumo

É fundamental aplicar ferramentas da gestão da qualidade para aprimorar as atividades internas e externas desempenhadas por qualquer empresa, na tentativa de manter vantagens competitivas de mercado. Em uma instituição de ensino superior, isso não é diferente. Esse trabalho tem o propósito de aplicar uma valiosa ferramenta da Engenharia de Produção sobre a qualidade no atendimento e desempenho dos serviços prestados de uma instituição de ensino superior particular, visando demonstrar a importância da gestão da qualidade nas instituições de ensino. Dessa forma foi possível comprovar a necessidade da gestão da qualidade para aprimorar as atividades internas e externas desempenhadas pelas instituições que atuam com o ensino superior, na tentativa de atrair ainda mais alunos e ser destaque no local em que se estabeleceram. Foi aplicada a metodologia do Ciclo do PDCA (Plan, Do, Check e Action) sobre os resultados obtidos em uma pesquisa de satisfação realizada nessa instituição com os alunos em relação à qualidade dos serviços prestados pela mesma, a saber: (Segurança, Secretaria, Comunicação/informação visual no Campus e Relação diretor-aluno). Através do ciclo do PDCA foi possível identificar falhas, planejar e implementar ações de forma a corrigir essas falhas nos serviços prestados.

Biografia do Autor

Weyverson de Oliveira Faria, Faculdade Cenecista de Rio das Ostras RJ, Brasil

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade Cenecista de Rio das Ostras RJ, Brasil.

Flávia Fernandes Navarro Nuss, State University of Norte Fluminense

Doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro_UENF (Previsão de término em Julho/2020). Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais (UENF). Engenheira de Materiais com ênfase em Metalurgia (UENF). Atualmente é membro integrante do Corpo Docente do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Unilagos de Ensino. Na área técnica, possui experiência profissional em Engenharia de Manutenção e Inspeção de Dutos e Equipamentos Submarinos com ênfase em Análise de Falhas (Petrobras S/A). Experiência em Engenharia Submarina com ênfase em Layout Submarino baseado na Geologia Submarina, localização geográfica de poços e premissas para instalação de equipamentos e plataformas (Petrobras S/A). Projetista em AutoCad e MicroStation

Referências

Alvarez, M. E. B. (2001). Administração da Qualidade e da Produtividade. São Paulo: Atlas.

Andrade, F. F. D. (2003). O método de melhorias PDCA. (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo). São Paulo.

Associação de Empresas de Segurança. (2018). O papel da segurança privada na segurança interna. Disponível em: http://aes-empresasdeseguranca.com/o-papel-da-seguranca-privada-na-seguranca-intena/

Barbosa, E. F. (2000). Ferramentas do controle da qualidade. Gerência da Qualidade Total na Educação. Belo Horizonte: Fundação Chrintiano Ottoni, UFMG.

Bentes, O. (2012). Atendimento ao Cliente. Curitiba: IESDE Brasil S.A.

Camargo, W. (2011). Controle da Qualidade Total. Curitiba: Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia.

Campos, V. F. (2004). TQC - Controle da Qualidade Total (no estilo japonês) (8ª ed.). Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços.

César, F. I. G. (2011). Ferramentas Básicas da Qualidade. São Paulo: Biblioteca 24 horas.

Corrêa, H. L., & Corrêa, C. A. (2007). Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica (2ª ed.). São Paulo: Atlas.

Curvello, J. J. A. (2012). Comunicação interna e cultura organizacional (2ª ed.). Brasília: Casa das Musas.

Deming, W. E. (2003). Saia da Crise: as 14 lições definitivas para controle de qualidade. São Paulo: Futura.

Feigenbaum, A. V. (1994). Controle da qualidade total (1ª ed., Vol. I). São Paulo: Makron Books.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de pesquisa social (6ª ed.). São Paulo: Atlas.

Henriques, S. T. S. (2005). A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno. Repositório UFSM, Santa Maria. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2150/Henriques_Salete_Terezinha_Santos.pdf?sequence=1

Ishikawa, K. (2013). Diagrama de Ishikawa. Instituto para el aseguramiento de la calidad, 15.

Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1997). A estratégia em ação: Balanced Scorecard (21ª reimpressão). Rio de Janeiro: Elsevier.

Lélis, E. C. (2012). Gestão da Qualidade (1ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lins, B. F. E. (1993). Ferramentas básicas da Qualidade. Ciência da Informação, Brasília, 1(22), 153-161.

Longo, R. M. J. (1996). Gestão da Qualidade: Evolução Histórica Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. Repositório IPEA. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1722/1/td_0397.pdf

Magri, J. M. (2009). Aplicação do método QFD no setor de serviços: estudo de caso em um restaurante (Monografia, Universidade Federal de Juiz de Fora).

Pacheco, A. P. R., et al. (2018). O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. ISSS Brasil. Disponível em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf

Paladini, E., & Carvalho, M. (2013). Gestão da Qualidade: Teoria e Casos (2ª ed.). São Paulo: Else

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 41-50.

Tanaka, V. R. S., & Pessoni, L. M. L. (2011). A gestão do ensino superior: o gestor e seu papel. Anais do Seminário sobre Docência Universitária, Goiás, 1(1). Disponível em: http://www.anais.ueg.br/index.php/isemdocuniv_inhumas/article/view/5

Técnicas, A. B. D. N. (2008). ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro.

Xavier, A. C. D. R. (1996). A gestão da qualidade e a excelência dos serviços educacionais: Custos e benefícios da sua implantação. Repositório IPEA. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1792/1/td_0408.pdf

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Faria, W. de O., & Nuss, F. F. N. (2024). A importância da gestão da qualidade em instituições de ensino superior. Cadernos Do FNDE, 5(10), e051038. https://doi.org/10.5281/zenodo.13693658