Prêmio escola nota dez valorizando a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13693908

Palavras-chave:

Prêmio Escola Nota Dez, Aprendizagem, Resultados, Desempenho escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o Prêmio Escola Nota Dez, como estímulo à gestão educacional, com foco na aprendizagem do aluno, valorizando o desenvolvimento da excelência, no âmbito do sistema público de ensino no Estado do Ceará. O prêmio funciona como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados, e política apoiadora às escolas com menores resultados. O Prêmio Escola Nota Dez caracteriza-se em uma política que usa a avaliação externa para responsabilizar fortemente os atores educacionais, pelos resultados escolares, a partir da bonificação escolar. Esse trabalho estimulando e provocando mudanças positivas no trabalho docente e, ainda, pressionando o corpo docente a alcançar as metas, de forma positiva, melhorando os índices educacionais. Na visão dos diretores e dos professores das unidades premiadas e das apoiadas, é comum considerar o Prêmio Escola Nota Dez como uma iniciativa propositiva, que gera uma movimentação no cotidiano das instituições educativas em torno da melhoria do desempenho escolar

Biografia do Autor

Ana Cláudia Lima de Assis, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação na Linha Formação, Didática e Trabalho Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Mestrado Profissional de Políticas Públicas - MAPP da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, e em Gestão da Educação Básica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF). Possui Licenciatura Plena em Disciplinas Específicas do Ensino Básico pela Universidade Estadual do Ceará (1999), graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1988). Foi diretora da EEFM Almir Pinto e do CEJA Donaninha Arruda, no Maciço de Baturité, Ceará, escolas da rede pública estadual do Ceará. É professora do Governo do Estado do Ceará. Trabalhou na equipe da Diversidade/EJA no Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC. No ano de 2013 foi cedida via convênio de cessão a Prefeitura municipal de Baturité para atuar como assessora técnica da Secretaria municipal de educação, tendo assumido neste período a Gerência / Coordenação do PAIC/PNAIC. Em 2014 retorna para SEDUC compondo a equipe da COPEM / Gestão , em 2019 assumi a Célula de desenvolvimento da escola e da aprendizagem, na Coordenadoria Regional de desenvolvimento da educação - CREDE 08/SEDUC, no maciço de Baturité. Em 2021 retorna a SEDUC e passa a fazer parte da equipe da Coordenadoria de Protagonismo estudantil. É membro do Fórum EJA Ceará, desde 2011. Temas de atuação: Educação de jovens e adultos, Conselho Escolar, Gestão Democrática, Políticas Públicas e Formação de professores.

Maria de Fátima Xavier de Magalhães, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Sou funcionária pública estadual e trabalho como assessora técnica na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. Tenho formação e Serviço Social, Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, epecialização em Gestão de políticas públicas e mestrado em Gestão.

 

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Assis, A. C. L. de, Magalhães, M. de F. X. de, & Andrade, T. D. de. (2024). Prêmio escola nota dez valorizando a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno. Cadernos Do FNDE, 5(10), e051079. https://doi.org/10.5281/zenodo.13693908