A Cultura Digital e Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13694003

Palavras-chave:

Formação de professores, Cultura Digital, Aprendizagem, Inovação, Educação

Resumo

É A cultura digital pode ser inserida no bojo da quarta revolução industrial, fase contemporânea do modo de produção capitalista, com alcance global e diversificação/singularização de sua ocorrência ao redor do mundo. Desse modo, objetiva-se com esse artigo propor um debate envolvendo a relação entre educação, cultura digital e formação de professores não apenas atende uma demanda de reflexão atual como contribuir para a abertura de novas frentes de debate acerca do papel protagonista das tecnologias digitais para além de seu papel de técnica na educação, mas configurando-se como um ponto de inflexão para estudantes, gestores e professores na esteira de tantas proposições, ideações e experiências de inovação educacional, em contextos socioeconômicos e culturais do mais diversos. A revisão teórica aplicada ao estudo baseou-se em referenciais de diferentes autores e tipos de fontes: artigos, livros, capítulos e relatórios internacionais, com o intuito de compor o arranjo teórico, analítico, crítico e propositivo apresentado. Como resultado deste artigo espera-se, para além de uma contribuição teórica, a reafirmação da importância e, mais do isso, necessidade da inter-relação da cultura digital como teoria e prática na educação e formação de professores, e também, como empiria e experiência de inovação dos saberes e fazeres da prática pedagógica.

Biografia do Autor

Sueli Trajano de Souza, Universidade Católica de Brasília

Mestranda em Educação pela UCB I MBA em Gestão Industrial pela Faculdade da Indústria (2019) I Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2011) . Atualmente é diretora de inovações educacionais do Grupo Binário / Bedu.Tech, Supervisora Educacional e Coordenadora de Tecnologias Educacionais / La Salle Brasília. Experiência educacional em Pesquisa; Gestão e Liderança em Educação | Mentora | Modelagens para Educação | Projetos e Tecnologias Educacionais

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, atuando nas linhas de pesquisa Processo Educacional e Formação de Professores e Política, Gestão e Avaliação da Educação. Pesquisador Associado - Cátedra UNESCO Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP. Membro dos grupos de pesquisa Geografia, Literatura e Arte (USP) e Juventude, Educação e Sociedade (UCB/DF). Participação e coordenação de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuação e coordenação em formação de professores. Autoria, parecerista, atuação em organização, avaliação e curadoria de livros/capítulos acadêmicos e didáticos para graduação e pós-graduação e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atuação em consultoria para órgãos como Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Ministério da Educação. Experiência nos seguintes temas: Geografia, Ciências Humanas, Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Geografia, Epistemologia , Metodologia de Pesquisa e Ontologia

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Souza, S. T. de, & Araújo, G. C. C. de . (2024). A Cultura Digital e Formação de Professores. Cadernos Do FNDE, 5(10), e051085. https://doi.org/10.5281/zenodo.13694003