Custo da Rota

Rota
Custo da Rota
ano
mês
dia de operação (20)
Custo por hora
hora
O cálculo do custo por hora ponderou o custo variável por 12 meses.
Custo por aluno
ano
mês
dia de operação

Composição do custo:

ERRO

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Dados da rota:

Custo da Rota

O custo da rota é expresso pela seguinte equação:

  • $Custo = (12 \times Cf) + (10 \times Cv)$
  • $Custo = (12 \times ) + (10 \times )$`
  • $Custo = $
Em que:
  • $Custo$ = Custo da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cf$ = Custo fixo da rota (R$/embarcação x mês);
  • $Cv$ = Custos variáveis (R$/embarcação x mês);

O custo fixo da rota ($Cf$) é expresso pela seguinte equação:

  • $Cf = CDE + CRC + CSE + CT + CMR$
  • $ Cf = + + + + $
  • $Cf = $
Em que:
  • $Cf$ = Custo fixo da rota (R$/embarcação x mês);
  • $CDE$ = custo mensal de depreciação da embarcação (R$/embarcação x mês);
  • $CRC$ = custo mensal de remuneração do capital investido na embarcação da rota (R$/embarcação x mês);
  • $CSE$ = custo mensal de seguro da embarcação (R$/embarcação x mês);
  • $CT$ = custo mensal com a tripulação da embarcação (R$/embarcação x mês);
  • $CMR$ = custo mensal com a manutenção da embarcação (R$/embarcação x mês).
O custo de depreciação da embarcação ($CDE$) é baseado na seguinte equação:
  • $ CDE = \begin{cases} CIE \times \frac{1 - K} {VUE \times 12}, \quad \textrm{se } j < VUE \\ 0, \quad \quad \quad \quad \quad \quad \, \quad \quad \textrm{caso } j \geq VUE \end{cases} $
  • $j = $
  • $VUE = $
  • $ CDE = \times $
  • $CDE = $
Em que:
  • $CDE$ = custo de depreciação da embarcação mensal (R$/embarcação x mês);
  • $CIE$ = custo do investimento da embarcação (R$/embarcação);
  • $K$ = valor residual da embarcação após sua vida útil (%);
  • $j$ = Valor da idade do veículo arredondado para o primeiro valor inteiro inferior (anos);
  • $VUE$ = vida útil da embarcação (anos).
O custo de remuneração do capital da embarcação ($CRC$) é baseado na seguinte equação:
  • $CRC = \frac{CIE \times FRC}{12}$
  • $FRC = \left ( \frac{i \times {(1 + i)}^{vu}} {{(1 + i)}^{vu} - 1} \right ) $
  • $FRC = \left ( \frac{ \times {(1 + )}^{}} {{(1 + )}^{} - 1} \right ) $
  • $FRC = ( \frac{} {} )$
  • $ FRC = $
  • $ CRC = \frac{ \times } {12} $
  • $CRC = $
Em que:
  • $CRC$ = custo de remuneração de capital mensal (R$/embarcação x mês);
  • $CIE$ = capital investido em embarcações (R$/embarcação);
  • $FRC$ = fator de recuperação anual de capital (R$/ano);
  • $i$ = taxa de retorno de capital (%);
  • $vu$ = vida útil da embarcação (anos).
O custo com seguro da embarcação ($CSE$) é baseado na seguinte equação:
  • $CSE = \frac{CIE \times SE}{12}$
  • $ CSE = \frac{ \times }{12}$
  • $CSE = $
Em que:
  • $CSE$ = custo mensal de seguro da embarcação (R$/embarcação x mês);
  • $CIE$ = custo do investimento da embarcação (R$/embarcação);
  • $SE$ = taxa de seguro anual da embarcação (%a.a.);
O custo com a tripulação ($CT$) é baseado na seguinte equação:
  • $CT = Cb + Cmon + Cpm$
  • $ CT = + + $
  • $CT = $
Em que:
  • $CT$ = custo mensal com a tripulação da embarcação (R$/embarcação x mês));
  • $Cb$ = custo do barqueiro da embarcação (R$/embarcação x mês));
  • $Cpm$ = custo do pessoal de manutenção (R$/embarcação x mês);
  • $Cmon$ = custo do monitor (R$/embarcação x mês).
O custo com o barqueiro ($Cb$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cb = Cub \times Smb \times Enc$
  • $ Cb = \times \times $
  • $Cb = $
Em que:
  • $Cb$ = custo do barqueiro (R$/embarcação x mês);
  • $Cub$ = coeficiente de utilização do barqueiro (barqueiro/embarcação);
  • $Smb$ = salário médio mensal do barqueiro (R$/barqueiro);
  • $Enc$ = encargos sociais (%).
O custo com o monitor ($Cmon$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cmon = Cumon \times Smmon \times Enc$
  • $ Cmon = \times \times $
  • $Cmon = $
Em que:
  • $Cmon$ = Custo do monitor (R$/embarcação x mês).
  • $Cumon$ = coeficiente de utilização do monitor (monitores/embarcação);
  • $Smmon$ = salário médio mensal de monitor (R$ / monitor);
  • $Enc$ = encargos sociais (%).
O custo com pessoal de manutenção ($Cpm$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cpm = Cb \times Ccm$
  • $ Cpm = \times $
  • $Cpm = $
Em que:
  • $Cpm$ = Custo do pessoal de manutenção (R$/embarcação x mês);
  • $Cm$ = Custo do barqueiro (R$/embarcação x mês);
  • $Ccm$ = coeficiente de custo de manutenção.
O custo com manutenção e reparos da embarcação ($CMR$) é baseado na seguinte equação:
  • $CMR = \frac{CIE \times ME}{12}$
  • $ CSE = \frac{ \times }{12}$
  • $CSE = $
Em que:
  • $CSE$ = custo mensal de manutenção e reparos da embarcação (R$/embarcação x mês);
  • $CIE$ = custo do investimento da embarcação (R$/embarcação);
  • $ME$ = taxa anual de manutenção e reparo da embarcação (%a.a.);

O custo variável da rota ($Cv$) é expresso pela seguinte equação:

  • $Cv = Cc + Cl$
  • $Cv = + $
  • $Cv = $
Em que:
  • $Cv$ = Custos variáveis (R$/embarcação x mês);
  • $Cc$ = Custo de combustível (R$/embarcação x mês)
  • $Cl$ = (R$/embarcação x mês).
O custo com o combustível ($Cc$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cc = PI \times \frac{CEC}{DC} \times PC \times nho \times 20$
  • $ Cc = \times \frac{} {} \times \times \times 20 $
  • $Cc = $
Em que:
  • $Cc$ = Custo de combustível (R$/embarcação x mês);
  • $PI$ = potência instalada do motor (hp);
  • $CEC$ = consumo específico de combustível (kg/hp/hora);
  • $DC$ = densidade de combustível (kg/litro);
  • $PC$ = Preço médio do litro do combustível (R$/litro).
  • $nho$ = nho = número médio de horas que uma embarcação opera em um dia (horas/embarcação x dia).
Os custos com óleos e lubrificantes ($Col$) são expressos pela seguinte equação:
  • $Cl = PI \times \frac{CEL}{DL} \times PL \times nho \times 20$
  • $ Cc = \times \frac{} {} \times \times \times 20 $
  • $Cc = $
Em que:
  • $Cl$ = custo mensal com lubrificantes (R$/embarcação x mês);
  • $PI$ = potência instalada do motor (hp);
  • $CEL$ = consumo específico de lubrificantes (kg/hp/hora);
  • $DL$ = densidade do lubrificante (kg/litro);
  • $PL$ = Preço médio do litro de lubrificante (R$/litro).
  • $nho$ = nho = número médio de horas que uma embarcação opera em um dia (horas/embarcação x dia).