Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, e não está sendo avaliada para publicação; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Meu identificador ORCiD consta no meu cadastro de autor (caso não conste, atualize seu perfil no portal da revista antes de enviar o artigo para submissão. A ausência do ORCiD impedirá a avaliação de seu artigo. Caso não possua um identificador ORCiD, visite o site http://orcid.org e obtenha o seu gratuitamente).

Diretrizes para Autores

  1. Diretrizes para os autores

Os capítulos deverão apresentar, além do desenvolvimento do texto, um sumário com divisão do trabalho em introdução, capítulos de desenvolvimento, conclusão e referências. Também deverá apresentar um resumo, informando os elementos fundamentais do artigo científico, ressaltando os objetivos principais, limites, método utilizado e resumo dos resultados, destacando a contribuição do trabalho e principais conclusões, em até 10 linhas, incluindo até cinco palavras-chave.

O texto deve ser apresentado em formato Microsoft Word ou OpenOffice, ter entre 10-30 páginas, incluindo as referências, e seguir rigorosamente as normas NBR 6023 (Informação e documentação – Referências – elaboração); 10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos), NBR 10520 (Citação em Documentos) e a NBR 6028 (Resumos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O capítulo deve ser formatado atendendo as seguintes especificações:

  1.  Espaço um e meio entre as linhas;
  2.  Fonte Arial - Tamanho 12;
  3.  Margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; e
  4. Papel branco, formato A4 (210 mm x 297 mm).

Os quadros, tabelas e gráficos deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE e serem enviados em Excel, preferencialmente.

O número de autores por capítulo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Cada autor deverá apresentar um currículo síntese que inclua: titulação, instituição a que está vinculado, área de estudo e linha de pesquisa.

  1. Diretrizes para os organizadores

A edição de cada número temático é de responsabilidade de um organizador, podendo ser aceitos até dois organizadores por número. O organizador deve apresentar uma proposta temática ao Comitê Editorial, que avaliará a atualidade do tema e a adesão a linha editorial da publicação. O organizador deverá ter, preferencialmente, doutorado e produção acadêmica na área temática.

  1. Competências do Comitê Editorial e Executivo

O Comitê Editorial é responsável pela implementação da política editorial da revista. Será constituído por voluntários, sendo, no mínimo, 5 (cinco) servidores efetivos ou ocupantes de cargo em comissão do FNDE, e no mínimo 3 (três) servidores convidados de entidades vinculadas ao Ministério da Educação, e profissionais da educação convidados de Instituições de Ensino Superior (IES) Nacionais e Internacionais. Os membros do Comitê Editorial devem ser professores, pesquisadores e técnicos especialistas com conhecimento e atuação em áreas do ensino e da pesquisa educacional, e possuir o título de pós-graduação no nível de Doutorado.

São competências do Comitê Editorial:

    1.  
    2. a) Definir a política editorial da publicação seriada;
    3. b) Avaliar seu plano geral e sua sistemática de organização; e
    4. c) Avaliar a qualidade da publicação seriada e acompanhar sua periodicidade.

O Comitê Executivo é responsável pelas ações administrativas para  apoio a implementação da política editorial do portal e assistência ao Comitê Editorial. Será constituído por voluntários, sendo no mínimo 4 (quatro) servidores efetivos ou ocupantes de cargo em comissão do FNDE e servidores convidados de entidades vinculadas ao Ministério da Educação, nas mesmas condições no que respeita ao vínculo com a Administração Pública, detentores do título de pós-graduação.

São competências do Comitê Executivo:

  1. a) Elaborar o planejamento anual de ações e apresentar ao Comitê Editorial;
  2. b) Propor chamadas para submissão de capítulos;
  3. c) Acompanhar o sistema de cadastro do portal;
  4. d) Recepcionar os capítulos submetidos e encaminhá-los ao Comitê Editorial e aos avaliadores;
  5. e) Executar as ações para a edição e organização da publicação;
  6. f) Apresentar relatório anual de monitoramento das publicações.
  7.  
  8.  3. Endereço eletrônico para envio das propostas

               didec.capacitacao@fnde.gov.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.