Informáções Técnicas: Para o funcionamento de todas as funções desse portal, é necessária a utilização de JavaScript.
Bolsas e auxílios - Conheça os tipos de BOLSAS E AUXÍLIOS pagos pelo FNDE e como ocorre o processo de pagamento. Consulte o número do benefício, o comprovante anual de rendimentos do bolsista e as bolsas pagas a cada beneficiário.

Bolsas e auxílios

Conheça os tipos de BOLSAS E AUXÍLIOS pagos pelo FNDE e como ocorre o processo de pagamento. Consulte o número do benefício, o comprovante anual de rendimentos do bolsista e as bolsas pagas a cada beneficiário.

Brasil Alfabetizado

Os bolsistas são voluntários que atuam como alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, como coordenadores das turmas de alfabetização ou como tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas turmas em que há alunos surdos. O pagamento das bolsas não é o objetivo do programa, apenas contribui como um estímulo à ação alfabetizadora por parte dos voluntários.

O objetivo do programa é alfabetizar os jovens, adultos e idosos, estimulando-os a continuarem sua formação em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, o Brasil Alfabetizado repassa recursos às secretarias de educação do Distrito Federal e dos estados e às prefeituras municipais para apoiar as principais ações ligadas ao processo de alfabetização: formação dos alfabetizadores, transporte e alimentação escolar para os educandos, compra de material pedagógico etc. Os recursos são calculados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), com base no plano plurianual de alfabetização apresentado pelo ente da Federação que aderir ao Programa.

Legislação em vigor: Resolução nº 9, de 16 de dezembro de 2016, Resolução nº 8, de 24 de setembro de 2015, Resolução n° 52, de 11 de dezembro de 2013 (com alterações das Resoluções nos 27, de 30 de dezembro de 2014, e 03, de 2 de abril de 2015).

Secretaria gestora: SECADI – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Parceiros: secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal e prefeituras municipais.

Tipos e valores das bolsas:

FUNÇÃO

VALOR (R$)

Alfabetizador com uma turma ativa

400,00

Alfabetizador com duas turmas ativas

600,00

Alfabetizador com uma turma ativa formada por população carcerária ou em cumprimento de medida socioeducativa

500,00

Alfabetizador com duas turmas ativas formadas por população carcerária ou em cumprimento de medida socioeducativa

750,00

Tradutor-intérprete de Libras com uma turma ativa

400,00

Tradutor-intérprete de Libras com duas turmas ativas

600,00

Alfabetizador-coordenador de cinco a nove turmas ativas

600,00

Alfabetizador-coordenador de cinco a nove turmas ativas, dentre as quais duas sejam formadas por população carcerária ou em cumprimento de medida socioeducativa

800,00

Alfabetizador gestor

800,00

Número do convênio do BB com o FNDE: Convênio 167.

Avalie este item
(1 Votar)

Enviar notícia por e-mail

Fechar

Para enviar esta notícia basta preencher o formulário abaixo e clicar em "Enviar".

Os campos marcados com um asterisco são obrigatórios.

Fechar [x]