Qual a quantidade de páginas permitida?

O Edital não exige quantidade mínima ou máxima de páginas. Assim, você pode, por exemplo, inscrever um poema de 1 página. Bem como, um romance com vários capítulos. Fique livre para criar sua obra!

Quantos autores cada obra pode ter?

Para que a inscrição do concurso seja válida, a obra inscrita deve ter um único autor. Não há previsão em edital para obras de múltiplos autores, uma vez que a inscrição é feita para um candidato por obra literária e a premiação também é individual.

Estudantes de escolas do campo podem participar?

Os alunos de escolas do campo, também podem participar do concurso, mesmo que estudem em turmas multisseriadas. Os estudantes devem se inscrever de acordo com o ano que está cursando (conforme indicado no Censo escolar).

Estudantes do ensino médio integrado podem participar?

Os estudantes de curso técnico com ensino médio integrado podem se inscrever. Na etapa de ensino, é necessário informar o ano do ensino médio em que está matriculado, no caso do 4º ano, marque a opção 3º ano do ensino médio (último ano desta etapa de ensino).

Estudantes da EJA podem participar?

Infelizmente, os alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos não participarão desta edição do concurso.

O texto da obra inscrita no concurso pode ter a identificação do autor?

Não. Conforme o edital, a obra não pode conter o nome do autor, sua assinatura, logotipo ou marca que identifique sua autoria. Essa medida é importante para manter os princípios de transparência e imparcialidade na avaliação das obras inscritas.

Como realizar a inscrição do coordenador do livro?

O coordenador do livro é o responsável pela execução do Programa Nacional do Livro Didático em cada rede de ensino. É papel da secretaria de educação definir o coordenador do livro. O próprio coordenador pode realizar o cadastro por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6YfLdrZlQLpNgBMPZgRdVyHr9FJelah8qJg-XBb2kdaE9TQ/viewform?c=0&w=1

Atenção! O cadastro deve ser realizado até o dia 4 de abril
O cadastro deverá ser realizado apenas uma vez!

Qual o tema das obras do concurso?

O Edital do Concurso Literário não estabelece um tema específico. Dessa forma, você é livre para criar e escrever sua obra. Atente apenas para os critérios de avaliação dispostos no Item 7.3. do Edital, como por exemplo originalidade, riqueza temática e valorização da cultura brasileira.

A obra inscrita precisa ser inédita?

Sim, as obras devem ser inéditas. O item 1.1.1. do Edital define por obra inédita aquela que não tenha sido premiada nem publicada, em parte ou em sua totalidade, compreendendo por publicação o processo de divulgação, edição e distribuição da obra literária em livrarias ou qualquer outro meio em suporte impresso ou eletrônico, mesmo que não possua número de registro no ISBN.