Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Breadcrumbs

pnae banner g

Início do conteúdo da página

Educação Alimentar e Nutricional - EAN

O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que supram as necessidades nutricionais durante o período letivo.

O Programa possui como uma de suas diretrizes a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar - CGPAE no cumprimento da sua missão tem criado mecanismos gerenciais destinados à promoção do direito humano à alimentação adequada e ao estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.

Uma das ações foi a alteração, a partir do ano de 2015, nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para que as obras dialoguem com a promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar e com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde.

Outra ação relevante nessa agenda foi a impressão de imagens contendo mensagens sobre alimentação adequada saudável na quarta capa dos livros didáticos, em substituição ao Hino Nacional, símbolo da Pátria, o qual passou a ser impresso na terceira capa do livro. Esta proposta tem como objetivo instigar e despertar o desejo de todos difundirem ações de Educação Alimentar e Nutricional junto às escolas, promovendo o debate sobre os temas de alimentação e nutrição e da construção da autonomia dos estudantes no que se refere à escolhas alimentares conscientes e saudáveis.

Buscando incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, o FNDE lançou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, em 31 de março de 2017.

A Jornada de EAN surgiu como um instrumento para contribuir com a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos nossos estudantes. Não temos dúvidas de que a escola é um ambiente que pode promover uma alimentação adequada, saudável e segura, inserindo conceitos de alimentação e nutrição nos diferentes níveis de ensino, aliados ao conteúdo programático. Dessa maneira, sabemos que a Jornada de EAN tem fomentado a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças.

Em 2018, serão incluídas na 2ª edição da Jornada de EAN além das escolas de educação infantil, as unidades escolares do Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano), ampliando o escopo e permitindo que os estudantes que participaram da 1ª edição possam continuar recebendo atividades educativas de promoção da alimentação adequada e saudável.

Esses são apenas alguns dos exemplos das ações de EAN promovidas pelo FNDE. Conheça mais acessando os materiais abaixo:


Jogo Digital SEEDS de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) - Clique aqui

Jornada EAN 2018

Jornada EAN 2017

  • Livro Jornada de EAN - 2017 - Clique aqui
  • Jornada de EAN / 2017 - 1ª edição - Clique aqui

  • Jornada de EAN / 2017 - Tema 2 (Alimentos Regionais Brasileiros) - Clique aqui

  • Jornada de EAN / 2017 - Tema 3 (Prevenção e Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos) - Clique aqui

  • Jornada de EAN / 2017 - Tema 4 (Horta escolar pedagógica - Clique aqui

  • Jornada de EAN / 2017  - Tema 5 (Agricultura familiar na escola) - Clique aqui

  • Jornada de EAN / 2017  - Tema 6  (Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer) - Clique aqui

Materiais Congresso Internacional de Alimentação Escolar - Clique aqui

Fim do conteúdo da página