Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Breadcrumbs - subportal

pnate 1240 247

Início do conteúdo da página

Sobre o PNATE

  • O que é?

    O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber, da embarcação utilizada para o transporte de alunos da educação básica pública residentes em área rural. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.

    A quem se destina?

    Os recursos são destinados aos alunos da educação básica pública residentes em áreas rurais que utilizam transporte escolar. Os valores transferidos diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios são feitos em dez parcelas anuais, de fevereiro a novembro. O cálculo do montante de recursos financeiros destinados anualmente aos entes federados é baseado no censo escolar do ano anterior X per capita definido e disponibilizado na página do FNDE para consulta.

    Os estados podem autorizar o FNDE a efetuar o repasse do valor correspondente aos alunos da rede estadual diretamente aos respectivos municípios. Para isso, é necessário formalizar a autorização por meio de ofício ao órgão. Caso não o façam, terão de executar diretamente os recursos recebidos, ficando impedidos de fazer transferências futuras aos entes municipais.

    Como acessar?

    O programa consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento congênere.

    Leia mais ...

Notícias

fnde em acao
Servidores do FNDE realizam atendimento institucional em Fortaleza/CE

Servidores do FNDE realizam atendimento institucional em Fortaleza/CE

Cerca de 40 servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, realizaram mais de 500 atendimentos, para todos os estados brasileiros, durante o 16º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, evento promovido…
Fim do conteúdo da página