Seja muito bem-vindo(a) a este espaço de celebração! Aqui vamos relembrar trajetórias de sucesso e firmar compromissos com o futuro. Tudo centrado na democratização do acesso à educação e na constante melhoria da qualidade do ensino no país.
Explore à vontade a história e a missão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal que, em cinco décadas e meia, tem sido responsável por transformações profundas e inovadoras na execução de políticas públicas educacionais no Brasil.
Conheça nossos principais marcos estruturantes na Linha do Tempo, bem como a Galeria dos Presidentes, que traz a lista de todos os dirigentes da instituição desde a pioneira Profa Ecilda Ramos de Souza. Fique por dentro também da programação comemorativa e acesse fotos e vídeos na Galeria Multimídia. Por fim, veja depoimentos de servidores e colaboradores da casa e descubra, em Trabalhos Acadêmicos, a extensa produção científica sobre programas e ações da autarquia elaborada por meio da publicação Cadernos do FNDE.
Aproveite o passeio, com diversão e conhecimento!
Envie também o seu depoimento para ascom@fnde.gov.br. Nós iremos até você para tirar sua foto.
Um tanto relutante, fui transferido para o FNDE no ano de 2011, ao chegar aqui, me assustei com as repartições, no primeiro momento me pareceu um labirinto, pois estava em reforma. Com o passar do tempo, tudo se tornou muito bem dividido e organizado. O tempo se passou e em 2021 (por conta da pandemia) fui desligado, foi algo inesperado e que me causou tristeza, porém, para minha alegria fui readmitido em fevereiro de 2023 e hoje, com muita gratidão e alegria faço parte novamente desse maravilhoso órgão. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Meu nome é Patrícia Costa Dias, sou servidora do FNDE desde 2010, mas minha história com a Autarquia iniciou-se bem antes disso. Minha carreira no serviço público começou em 1997, no Projeto Nordeste/MEC, mas desde 2003, com a transferência da execução dos Projetos Internacionais do MEC para o FNDE, esta tem sido a minha “casa”. No FNDE, conheci pessoas maravilhosas e super competentes que se esmeram em trabalhar em prol da educação pública. Atualmente, estou coordenadora-geral na CGPES/DIGAP e ver o resultado do meu trabalho nos estados e municípios me leva a fazer sempre o melhor. Apesar de ser um trabalho árduo, é muito gratificante. A equipe DIGAP é espetacular e super comprometida, aqui fiz amigos que levarei para a vida. Trabalhar com o propósito de contribuir para a melhoria da educação é o que conduz a minha vida profissional, pois acredito que uma educação pública de qualidade é a mola propulsora para um Brasil menos desigual.
Neste dia especial gostaria de externar a minha felicidade e satisfação em ter a oportunidade de trabalhar no FNDE por incríveis 15 anos. É uma verdadeira honra fazer parte dessa instituição tão importante para o desenvolvimento da educação no nosso país. Durante todos esses anos, sempre estiver lotada na área de Gestão de Pessoas, tendo a chance de atender, ajudar e auxiliar os servidores que trabalham arduamente para a construção e implementação de políticas públicas em prol da melhoria da educação brasileira. Agradeço ao FNDE por toda a valorização e oportunidades de crescimento profissional que me foram oferecidas ao longo desses anos. Posso afirmar que atualmente vivemos tempos de muito esperança, inovação e bons feitos diante da atual gestão. Parabenizo o FNDE pelos seus 55 anos de existência e pelo admirável trabalho em prol de uma educação brasileira de qualidade. O aniversário é do FNDE, e de presente desejo felicidade, realização e plenitude a todos os servidores e colaboradores da Autarquia. Que tenhamos muita força, garra e determinação para celebrarmos essa data por muitos mais anos!
Feliz com o aniversário do FNDE
Hoje é uma honra compor a equipe de apoio do EPN.
A Autarquia Federal - FNDE vinculada ao MEC tem um papel decisivo e atuante na Educação Básica no Brasil.
Cheguei como um velho forasteiro / Já bem rodado na carreira de servidor / Fui por uma amiga indicado ouvidor / Acolhido com respeito, segui o meu roteiro / Depois de uma jornada ouvindo / Fui convocado para ser corregedor / Hesitei, mas não pude declinar do clamor / E aos poucos no FNDE fui me inserindo / Depois de três anos de Fundo / Pude confirmar o que antes me foi dito / As pessoas aqui têm presença de espírito / Têm garra, dedicação e olhar profundo / Aqui se leva a sério a Educação / Gente que pouco fala e muito faz / Que luta de forma contumaz / Pelo maior valor de uma grande nação / Me orgulho de servir nesta Autarquia / Como educador de formação / A vida me presenteou com essa missão / Busco cumpri-la com seriedade e alegria
O FNDE foi a coisa sem planejamento que mais deu certo na minha vida. Eu morava em Goiânia, tinha 21 anos, estava no último ano de faculdade e, mesmo estando em um curso de licenciatura, nunca tinha ouvido falar do FNDE. Um colega ficou sabendo do concurso e comentou comigo. Eu não tinha os R$ 66 da inscrição, e ele se dispôs a pagar pra mim em troca de 20% do meu primeiro salário, caso eu passasse. Fui fazer a prova sem qualquer expectativa, estudei muito pouco, porque estava mais focado no TCC da faculdade. Por sorte a prova cobrou muita coisa do que eu sou razoavelmente bom, como português e lógica, e a redação, que eu quase fechei, valeu 1/3 de toda a nota. Fiquei em 84º, eram 74 vagas. Alguns meses depois, eu já trabalhando como professor de química na rede estadual de Goiás, recebo um e-mail da FGV convocando pro curso de formação da segunda turma do concurso, e eu nem fazia ideia que poderia ter uma segunda turma. Me mudei de Goiânia pra Brasília da noite pro dia, e decidi fazer isso mais por curiosidade pra saber até onde iria essa experiência inusitada. Pensei que ficaria no máximo uns 6 meses, mas neste mês completo 15 anos de FNDE (entrei poucos dias antes do aniversário de 40 anos da autarquia). O FNDE já me proporcionou muita coisa boa, profissional e pessoalmente. Grandes amigos, aprendizados profundos, projetos inovadores, viagens transformadoras e muito conhecimento, sobretudo autoconhecimento. Posso dizer que o FNDE mudou o curso da minha vida de uma forma que eu jamais poderia ter planejado, e meu sentimento é de muita gratidão. Espero ainda ter com o que contribuir com o desenvolvimento da educação do meu país por muitos anos, com muita saúde e equilíbrio, e também com muito orgulho de ser parte dessa instituição tão relevante pra nossa nação. Vida longa ao FNDE! Feliz 55 anos.
Iniciei minhas atividades na área da Educação em 1984 na FAE, extinta Fundação de Assistência ao Estudante, que em 1996 viria a se fundir com o FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O FNDE tinha o viés de ser o financiador, e a FAE era o braço operacional, executava os programas elaborados pelo MEC, financiados pelo FNDE. A partir de 1996 foi iniciado o processo da fusão dos dois órgãos, sendo concluída em 1997. Na FAE e no FNDE sempre trabalhei na área administrativa. Na FAE, além de diversas funções operacionais, como chefia do Departamento de Serviços Gerais, também assumi a Diretoria de Planejamento, que apesar de ter este nome englobava, ainda, as atividades de Administração e Finanças. No FNDE chefiei diversas unidades operacionais e cheguei a assumir a Diretoria de Administração. Hoje estou na chefia de Projetos de Estudos Econômicos e de Mercado, da Diretoria de Administração. Estou a caminho de completar 40 anos de serviço no âmbito da educação, situação que muito me orgulha, especialmente, tendo a oportunidade de comemorar os 55 anos do FNDE.
Eu sou Ana Luiza, servidora do FNDE há 15 anos. Cheguei aqui sem experiência alguma com o serviço público. Foi ao longo desses anos e com o apoio daqueles que chegaram antes de mim que fui aprendendo sobre a importância do nosso trabalho. Aqui no FNDE eu já paguei bolsas, atendi bolsistas, transferi recursos para prefeituras e estados, apoiei nossos parceiros na utilização desses recursos e na sua prestação de contas. Hoje eu faço parte da equipe do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Esse é um aspecto muito interessante de trabalhar aqui. A possibilidade de conhecer e atuar em ações e atividades das mais diversas. Porque o FNDE é um mundo, o mundo da educação. Também foi no FNDE que fiz especialização e concluí meu mestrado. Conheci pessoas que me inspiram e que se tornaram minhas parceiras e melhores amigas. Pessoas com quem compartilho ideais e que me ajudam a dar sentido ao meu trabalho. Eu acredito na educação! Talvez seja o maior valor da minha vida! É esse o meu trabalho: contribuir para que a educação que é ofertada na rede pública do nosso país mude vidas, como mudou a minha.
Comecei minha jornada no FNDE em 1995 e, desde então, a paixão só aumenta. Durante o meu percurso aqui na Autarquia, tive a oportunidade de fazer grandes amigos, que levo para a minha vida. É muito gratificante saber que o nosso trabalho faz a diferença lá na ponta. Atuar na DIGAP é um desafio diário, mas ao mesmo tempo contagiante. Aqui temos uma equipe engajada, comprometida e com muita vontade de fazer o melhor para a educação. Sou muito grata ao FNDE pela oportunidade de vivenciar tudo isso. Parabenizo a casa por mais um ano e por sua constante busca de melhoria da educação no nosso País, por meio dos vários programas que ela possui. Tenho certeza de que em nenhum outro lugar encontraremos profissionais tão dedicados e comprometidos com o trabalho dignificante de todos os dias.
Conheça os presidentes que marcaram a trajetória do FNDE.
02/01/2023 até a presente data
01/06/2020 a 31/12/2022
23/12/2019 a 01/06/2020
28/08/2019 a 23/12/2019
05/02/2019 a 28/08/2019
21/12/2016 até 20/12/2018
06/04/2016 a 20/12/2016
3/2/2015 a 5/4/2016
14/2/2014 a 3/2/2015
5/9/2013 a 14/2/2014
26/8 a 5/9/2013
2/08/2011 a 26/08/2013
29/3/2006 a 1/8/2011
26/1/2004 a 29/3/2006
6/1/2003 a 26/1/2004
23/3/1998 a 6/1/2003
18/1/1995 a 9/1/1997
9/7/1993 a 12/1/1995
11/9/1992 a 9/7/1993
21/8 a 11/9/1992
11 a 21/8/1992
16/10/1991 a 11/8/1992
5/10/1990 a 16/10/1991
16/3 a 5/10/1990
23/10/1989 a 16/3/1990
22/11/1966 a 25/3/1985
12/5/1986 a 8/6/1988
3/7/1985 a 12/5/1986
25/3 a 1/7/1985
22/11/1966 a 25/3/1985