Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Breadcrumbs

pnae banner g

Início do conteúdo da página

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil Atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar

Jornada ean logo final 7

Já está disponível aqui a lista das escolas que concluíram a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas de educação infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O objetivo da jornada foi incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. 

Para as escolas que concluíram e que estão presentes na lista preliminar, já está disponível para download, na plataforma e-FNDE (http://educacaocorporativa.fnde.gov.br), o selo completo de conclusão da Jornada, com as seis partes. O FNDE ainda enviará Certificado de Menção Honrosa nominal ao nutricionista, ao diretor da escola e ao coordenador da jornada.

O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!

O resultado final será divulgado na data provável de 15/01/2018.

Objeto -  O presente instrumento consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de EAN executadas nas escolas públicas de educação infantil em atividade (creches e pré-escolas). O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. É composta por 6 (seis) etapas com os temas no Regulamento, devendo cada etapa ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, e a inserção de uma fotografia que comprove a realização as atividade e a inserção de um vídeo de, no máximo, 1 (um) minuto elucidando o que foi realizado em cada etapa.

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - 2ª Edição
Clique aqui e confira as fotos do Encontro da Jornada de EAN em Recife / PE

Para a segunda edição, entendendo que EAN é uma prática contínua e permanente, serão incluídas as unidades escolares do Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano), ampliando o escopo e permitindo que os estudantes que participaram da primeira edição possam continuar recebendo atividades educativas de promoção da alimentação adequada e saudável.

As inscrições para a segunda edição da Jornada de EAN serão realizadas no período de 22/03/2018 a 06/05/2018, exclusivamente na plataforma e-FNDE (educacaocorporativa.fnde.gov.br). Serão aceitas até mil inscrições.

A Jornada de EAN - 2ª edição será composta de 4 (quatro) etapas com os seguintes temas:

Tema 1: Comida de verdade na escola;

Tema 2: Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar;

Tema 3: Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil;

Tema 4: Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!

A cada etapa cumprida será liberada, na plataforma e-FNDE (educacaocorporativa.fnde.gov.br), para download, uma peça do “Selo de participação da Jornada de EAN – 2ª edição”. Após a conclusão das 4 (quatro) etapas, o participante terá recebido as 4 (quatro) peças e completado o “Selo”, que se configura em um quebra-cabeça, o qual poderá ficar exposto nas escolas.

Diante disso, com a realização da Jornada de EAN, o MEC, por meio do FNDE, mostra o seu compromisso com as escolas públicas, considerando o objetivo, diretrizes e ações de EAN no âmbito do PNAE, a meta estabelecida no Plano Plurianual para o período de 2016 a 2019 e a importância de ações de EAN voltadas para a educação infantil.

Jornada de Educação Alimentar e Nutricional - 1ª Edição

Visando promover as ações de EAN em unidade escolares de Educação Infantil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) realizou em 2017 a 1ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de Educação Infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Nessa primeira edição, se inscreveram 800 escolas, porém foram selecionadas 460 escolas que possuíam os critérios pré determinados em edital, distribuídas em 24 estados do país.

A Jornada consistiu na seleção, divulgação e publicação das ações de EAN executadas nas escolas públicas de educação infantil em atividade (creches e pré-escolas e teve como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dando visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

Foi composta por 6 (seis) temas ao longo do ano de 2017, sendo elas:

Tema 1: Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil

Tema 2: Alimentos regionais brasileiros

Tema 3: Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos

Tema 4: Horta escolar pedagógica

Tema 5: Agricultura familiar na escola

Tema 6: Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Ao final da Jornada, foram selecionados os 30 melhores relatos realizados pelas escolas de todas as regiões brasileiras que estarão presentes no Livro da Jornada de EAN que será lançado durante o evento.

Fim do conteúdo da página