Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Meu identificador ORCiD consta no meu cadastro de autor (caso não conste, atualize seu perfil no portal da revista antes de enviar o artigo para submissão. A ausência do ORCiD impedirá a avaliação de seu artigo. Caso não possua um identificador ORCiD, visite o site http://orcid.org e obtenha o seu gratuitamente).
  • Só serão aceitos trabalhos submetidos com a presença de, pelo menos, um mestre ou doutor como autor (ou co-autor).

Diretrizes para Autores

1. Diretrizes para os autores

Os artigos deverão apresentar, além do desenvolvimento do texto, um sumário com divisão do trabalho em introdução, capítulos de desenvolvimento, conclusão e referências. Também deverá apresentar um resumo, informando os elementos fundamentais do artigo científico, ressaltando os objetivos principais, limites, método utilizado e resumo dos resultados, destacando a contribuição do trabalho e principais conclusões, em até 10 linhas, incluindo até cinco palavras-chave.

O texto deve ser apresentado em formato Microsoft Word ou OpenOffice, ter entre 10-30 páginas, incluindo as referências, e seguir rigorosamente as normas NBR 6023 (Informação e documentação – Referências – elaboração); 10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos), NBR 10520 (Citação em Documentos) e a NBR 6028 (Resumos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O artigo deve ser formatado atendendo as seguintes especificações:

  1.  Espaço um entre as linhas;
  2.  Times New Roman- Tamanho 12;
  3.  Margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; e
  4. Papel branco, formato A4 (210 mm x 297 mm).

Os quadros, tabelas e gráficos deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE e serem enviados em Excel, preferencialmente.

O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Cada autor deverá apresentar um currículo síntese que inclua: titulação, instituição a que está vinculado, área de estudo e linha de pesquisa.

 

2. Diretrizes para os organizadores

A edição de cada número temático é de responsabilidade de um organizador, podendo ser aceitos até dois organizadores por número. O organizador deve apresentar uma proposta temática ao Comitê Editorial, que avaliará a atualidade do tema e a adesão a linha editorial da publicação. O organizador deverá ter, preferencialmente, doutorado e produção acadêmica na área temática.

 

3. Competências do Comitê Editorial e Executivo

O Comitê Editorial é responsável pela implementação da política editorial da revista. Será constituído por voluntários, sendo, no mínimo, 5 (cinco) servidores efetivos ou ocupantes de cargo em comissão do FNDE, e no mínimo 3 (três) servidores convidados de entidades vinculadas ao Ministério da Educação, e profissionais da educação convidados de Instituições de Ensino Superior (IES) Nacionais e Internacionais. Os membros do Comitê Editorial devem ser professores, pesquisadores e técnicos especialistas com conhecimento e atuação em áreas do ensino e da pesquisa educacional, e possuir o título de pós-graduação no nível de Doutorado.

São competências do Comitê Editorial:

    1. a) Definir a política editorial da publicação seriada;
    2. b) Avaliar seu plano geral e sua sistemática de organização; e
    3. c) Avaliar a qualidade da publicação seriada e acompanhar sua periodicidade.

O Comitê Executivo é responsável pelas ações administrativas para  apoio a implementação da política editorial da revista e assistência ao Comitê Editorial. Será constituído por voluntários, sendo no mínimo 4 (quatro) servidores efetivos ou ocupantes de cargo em comissão do FNDE e servidores convidados de entidades vinculadas ao Ministério da Educação, nas mesmas condições no que respeita ao vínculo com a Administração Pública, detentores do título de pós-graduação.

São competências do Comitê Executivo:

  1. a) Elaborar o planejamento anual de ações e apresentar ao Comitê Editorial;
  2. b) Propor chamadas para submissão de artigos;
  3. c) Acompanhar o sistema de cadastro da revista;
  4. d) Recepcionar os artigos submetidos e encaminhá-los ao Comitê Editorial e aos avaliadores;
  5. e) Executar as ações para a edição e organização da publicação;
  6. f) Apresentar relatório anual de monitoramento das publicações.

 

5. Prezado(a) autor(a)

Além de encaminhar o artigo sem a identificação do autor, deverá ser encaminhado um documento suplementar, com o artigo completo: nome completo, afiliação institucional e país, posicionados logo abaixo do título em inglês; na sequência das referências bibliográficas escrever as credenciais dos autores (identificação, afiliação institucional, titulação e o Orcid), endereço para correspondência, como citar o artigo, data de encaminhamento.

Baixe o Template antes da submissão do seu artigo. Clique aqui para fazer o download.

 

6. Endereço eletrônico para envio das propostas

  cadernosdofnde@fnde.gov.br

Artigos

O artigo é um relatório de pesquisa elaborado para tornar público os resultados. Não se resume a apresentação de um conjunto de dados, pois deve articular os dados coletados e a teoria na discussão sobre determinado problema de pesquisa. Deve obedecer os padrões acadêmicos com a indicação das fontes bibliográficas, com a metodologia, a linguagem e a padronização. 

Ensaio

O ensaio é um texto de caráter crítico sobre certo debate ou questão de ordem científica, mostrando o posicionamento e as reflexões do autor sobre o tema em questão. Nesse sentido, apesar da necessidade de boa articulação e/ou argumentação, o ensaio não exige a inclusão de extenso referencial teórico ou metodologia de pesquisa.

Relato de Experiência

O relato de experiência é o resultado de prática profissional que exponha relevante problema e os procedimentos ou resultados de intervenção usados, fornecendo colaboração para situações similares. Assim, deve ser estruturado entre 8 a 12 páginas, com introdução, desenvolvimento e observações finais, além das referências.  

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