Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10777751

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PDDE, Gestão descentralizada de recursos, Controle Social, Prestação de contas

Resumo

 

O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. 

Biografia do Autor

Luciana Nazaré de Souza Franck, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Faculdade de Educação /UNB. Graduando em Ciências Econômicas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UCB/UNESCO). Especialista em Psicopedagogia (UFRRJ). Especialista em Alfabetização e Linguagem UFJF).

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Franck, L. N. de S. . (2023). Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE). Cadernos Do FNDE, 4(09), e0943. https://doi.org/10.5281/zenodo.10777751