Experiências formativas do Cecane da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: desafios e potencialidades para a oferta da agricultura familiar para o PNAE na Bahia

Autores

  • Jasilaine Andrade Passos
  • Vanessa de Souza Rodrigues Matos
  • Neidiane Pereira dos Santos
  • Camila dos Santos Rodrigues
  • Micheli Dantas Soares
  • Sheila Monteiro Brito

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8121262

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Política pública, Política nutricional

Resumo

A experiência apresentada insere-se nas ações realizadas no âmbito das “Oficinas regionais da agricultura familiar para a boa execução do PNAE” desenvolvidas pelo CECANE/UFRB, com o propósito de fortalecer e ampliar a participação dos agricultores(as) familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Assim, esta narrativa busca relatar a execução das oficinas, cujo intuito foi desenvolver, colaborativamente, estratégias de enfrentamento aos desafios impostos às especificidades locais, bem como suas interfaces para a consecução da aquisição dos produtos da agricultura familiar (AF) no PNAE.

 

Referências

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BRASIL. Decreto-Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; [...]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 146, n. 112, p. 2-4, 17 jun. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar. Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar. Brasília: FNDE, 2017.

BRASIL. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Projeto Mais Mercado: Relatório dos Planos de Ação Articulação entre Oferta da Agricultura Familiar e Demanda do PNAE nos Territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Sisal. Brasília, DF: SEAD, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 2, de 9 de abril de 2020. Dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE durante o período de estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus – Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 70, p. 27-28, 13 abr. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

FLORES, C.D. TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE NA BAHIA: Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente frente à Dinâmica Territorial. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 909-916, abr. 2013.

PITANO, S. D. C. A educação problematizadora de Paulo Freire: uma pedagogia do sujeito social. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 87-104, jun. 2017.

PRAIS, J. L. S.; ROSA, V. F. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 201-219, jan./abr. 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Passos, J. A., Matos, V. de S. R., Santos, N. P. dos, Rodrigues, C. dos S., Soares, M. D., & Brito, S. M. (2023). Experiências formativas do Cecane da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: desafios e potencialidades para a oferta da agricultura familiar para o PNAE na Bahia. Cadernos Do FNDE, 4(08), 06–08. https://doi.org/10.5281/zenodo.8121262