Elaboração de um E-book sobre preparações culinárias saudáveis no âmbito do PNAE: uma construção coletiva entre CECANE-UNIRIO e Nutricionistas do PNAE

Autores

  • Michel Carlos Mocellin
  • Michel Carlos Mocellin
  • Elaine Cristina Lima
  • Thais Salema Nogueira de Souza
  • Giane Moliari do Amaral Serra
  • Claudia Roberta Bocca Santos
  • Alessandra da Silva Pereira

Palavras-chave:

PNAE, Educação alimentar e nutricional, Preparações culinárias

Resumo

A alimentação adequada e saudável é um direito de todos e um dever do Estado e a criação de recursos diversos que facilitem a incorporação da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas públicas são fundamentais. Valorizar a cultura, a diversidade e a regionalidade alimentar é um dos pilares das práticas culinárias no âmbito do PNAE, além de valorizar a culinária enquanto prática emancipatória (BRASIL, 2012; BRASIL, 2018; OLIVEIRA & OLIVEIRA, 2021). O nutricionista é um profissional essencial para a plena execução do PNAE e dentre as suas diversas atribuições está a realização de ações de EAN que encontra nas práticas culinárias um potente alicerce. O objetivo deste trabalho foi elaborar um e-book “vivo” com preparações culinárias que atendessem as normas do PNAE vigentes a partir da publicação da Resolução nº 6/2020 (BRASIL 2020), visando ser uma ferramenta de auxílio à implementação das respectivas normativas, assim como, de incentivo à promoção da alimentação adequada e saudável.

Referências

BRASIL. Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 89, p. 38, 12 mai. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Brasília: MDS, 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. MARCO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Brasília: MDS, 2012.

OLIVEIRA, MH; OLIVEIRA AL. Oficina culinária como troca de saberes, educação alimentar e nutricional, e inclusão produtiva: relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 20, n. 2, p. 196–212, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Mocellin, M. C., Mocellin, M. C., Lima, E. C., Souza, T. S. N. de, Serra, G. M. do A., Santos, C. R. B., & Pereira, A. da S. (2023). Elaboração de um E-book sobre preparações culinárias saudáveis no âmbito do PNAE: uma construção coletiva entre CECANE-UNIRIO e Nutricionistas do PNAE . Cadernos Do FNDE, 4(08), 14–16. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/56