Alimentação saudável e sustentável no ambiente escolar: uma análise a partir das oficinas regionais da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE no Rio Grande do Sul.

Autores

  • Etho Roberio Medeiros Nascimento
  • Luciana Dias de Oliveira
  • Vanuska Lima da Silva
  • Amanda Souza Silva Sperb
  • Agnes Gomez Kopper
  • Stephanie Salati Cardoso

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Agroecologia, Educação Alimentar e Nutricional

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o tema da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar, são meios necessários para a formação de hábitos alimentares saudáveis. De maneira geral, a compra de alimentos da agricultura familiar e valorização de produtos locais, está relacionada ao acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis, que promovem a segurança e soberania alimentar.  Considerando que a escola é um espaço de compartilhamento de conhecimento, a inserção de práticas e conceitos sobre sistemas produtivos sustentáveis e de base agroecológica, podem contribuir de forma significativa para a divulgação da importância da formação de hábitos saudáveis a partir de ações de EAN.

Referências

BRASIL. Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 2, 17 jun. 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília-DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE MAIO DE 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – Brasília: Ministério da Educação, 2020.

PEREIRA, N.; FRANCESCHINI, S.; PRIORE, S. Qualidade dos alimentos segundo o sistema de produção e sua relação com a segurança alimentar e nutricional: revisão sistemática. Saúde e Sociedade, v. 29, p. e200031, 2020.

SANTOS, L. S.; RÉGIS, M. M.; NASCIMENTO, A. P. B. Hortas comunitárias: contribuição para segurança alimentar e inclusão social. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, ISSN eletrônico 2318-8472, v. 09, n. 69, 2021.

TROIAN, A.; BREINTENBACH, R. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em Santana do Livramento (RS): Desafios para a Adequação à Lei dos 30%. Rev. do Desenv. Regional, Univ. de Santa Cruz do Sul. vol. 25, n. 2, p. 570-589, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Nascimento, E. R. M., Oliveira, L. D. de, Silva, V. L. da, Sperb, A. S. S., Kopper, A. G., & Cardoso, S. S. (2023). Alimentação saudável e sustentável no ambiente escolar: uma análise a partir das oficinas regionais da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE no Rio Grande do Sul . Cadernos Do FNDE, 4(08), 20–22. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/58