Educação alimentar e nutricional e formação de professores pedagogos

Autores

  • José Arimatea Barros Bezerra
  • Ludmir dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Formação de professores pedagogos, Currículo

Resumo

A Lei 11.947/2009, Art. 2º, ao estabelecer as diretrizes da alimentação escolar, determina "a inclusão da educação alimentar e nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar...”. A Lei nº 13.666/2018 alterou o Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incluindo EAN como tema transversal no currículo da educação básica. O atual fenômeno nominado transição nutricional evidencia EAN como estratégia de busca de práticas de alimentação saudável. Contudo, esse assunto não tem sido objeto de estudo nos cursos de licenciatura, notadamente, o Curso de Pedagogia, que forma o profissional da educação que tem atuação mais significativa na formação escolar inicial, período em que se formam valores, hábitos e atitudes, inclusive os alimentares. Trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo promover a inclusão da temática educação alimentar e nutricional (EAN) na formação de professores pedagogos, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da alimentação escolar. Revista Brasileira de Educação, jan./abr. 2009, v. 14, n. 40, p 103-115.

BEZERRA, José Arimatea Barros. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC; Brasília, DF: Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola aos alunos da educação básica. Brasília, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Brasília, DF: 2018.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 31. ed. Tradução Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREITAS, Maria do Carmo Soares de et al. Escola: lugar de estudar e de comer. Ciênc. saúde coletiva [on line], 2013, vol.18, n.4, p. 979-985.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Bezerra, J. A. B., & Gomes, L. dos S. (2023). Educação alimentar e nutricional e formação de professores pedagogos. Cadernos Do FNDE, 4(08), 26–28. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/61