A escola pública como chão do agricultor familiar: vivência em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas

Autores

  • Anna Carla Cavalcante Luna dos Santos
  • Maria Alice Araújo Oliveira
  • Andréa Valéria Dacal Mattos Casado
  • Bruna Merten Padilha

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Agricultura Familiar

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma iniciativa brasileira que tem como objetivo garantir a oferta de alimentação adequada e saudável para estudantes de escolas públicas (BRASIL, 2020). É considerado um dos maiores do mundo, principalmente no que se refere ao atendimento universal. O PNAE estimula a compra de alimentos da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a promoção de hábitos alimentares saudáveis (CUNHA, 2010; CAMOZZI, 2015). Ações de interação entre escola e agricultor familiar proporcionam trocas de saberes importantes, incluindo as técnicas de cultivo de hortas, e ainda, possibilita o fortalecimento da política de valorização da agricultura familiar e agroecologia (NOGUEIRA, 2005). Assim, o projeto teve como objetivo promover interação entre escola e agricultor, visando desenvolver práticas sustentáveis na escola.

Referências

BRASIL. Resolução nº6 de maio de 2020. Ministério da Educação. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília. Recuperado de: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-inf ormacao/institucional/legislacao/ item/13511-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-6,-de-08-de-maio-de-2020.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nota Técnica Nº 2810740/2022/COSAN/CGPAE/DIRAE “Educação Alimentar e Nutricional no PNAE: atores sociais e possibilidades de atuação”. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/media-pnae/encontros-tecnicos/NotaTecnicaEANassinada.pdf

CAMOZZI, Aída Bruna Quilici et al. Promoção da Alimentação Saudável na Escola: realidade ou utopia? Cadernos Saúde Coletiva, v. 23, n. 1, p. 32-37, 2015.

CUNHA, E.; SOUSA, A. A.; MACHADO, N. M. V. A alimentação orgânica e as ações educativas na escola: diagnóstico para a educação em saúde e nutrição. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.39-49, 2010.

NOGUEIRA, Wedson Carlos Lima. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG. Belo Horizonte, v. 3, 2005.

UNESCO. Programa Mesa Educadora para a Primeira Infância: concepções metodologia e manual de implantação. Brasília: Gerdau, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, 2011. v. 5. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002147/214771por.pdf> Acesso em: 13 maio 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Santos, A. C. C. L. dos, Oliveira, M. A. A., Casado, A. V. D. M., & Padilha, B. M. (2023). A escola pública como chão do agricultor familiar: vivência em um centro municipal de educação infantil de Maceió, Alagoas. Cadernos Do FNDE, 4(08), 29–32. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/62