Avanços institucionais e desafios a implantação ações de Educação Alimentar e Nutricional destinadas ao fomento de hortas escolares de base agroecológica

Autores

  • Renata Lopes de Siqueira
  • Roberto dos Santos Lacerda
  • Felipe de Sena e Silva
  • Maria Thaiane da Silva Mendonça
  • Carla Caroline de Jesus Santos Oliviera

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Hortas, Agroecologia

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regido pela Lei nº 11.947/2009, é uma importante estratégia para a garantia da Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) pois estabelece a obrigatoriedade da aplicação de, pelos menos, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados e municípios, na compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar (AF) via Chamada Pública (CP). 1; 2; 3

Fruto de um reconhecimento político mitigado por movimentos sociais acerca das condições crônicas de vulnerabilidade socioeconômica dos povos tradicionais, a lei determina que nas CP devam ser priorizadas as comunidades tradicionais.  Visando a realização da dimensão qualitativa do DHAA e o fomento a modos de produção sustentáveis, também prevê a priorização de produtores orgânicos e agroecológicos. 1; 4. Não obstante os avanços legais, há evidências científicas acerca da participação incipiente e de prática discriminatória dos povos tradicionais na CP 5; 6; 7;8. Partindo da hipótese que este cenário de transgressão legal é, entre outros fatores, dado pelo distanciamento cultural e a ausência apoio estrutural e técnico para produção sustentável, o objetivo foi promover oficinas de hortas comunitária agroecológicas mediadas por posturas culturalmente relativizadoras.

Referências

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Siqueira, R. L. de, Lacerda, R. dos S., Silva, F. de S. e, Mendonça, M. T. da S., & Oliviera, C. C. de J. S. (2023). Avanços institucionais e desafios a implantação ações de Educação Alimentar e Nutricional destinadas ao fomento de hortas escolares de base agroecológica. Cadernos Do FNDE, 4(08), 44–48. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/68