Proposta de cardápio quinzenal: caminhos para uma alimentação segura e de qualidade no âmbito da educação básica

Autores

  • Elizabeth Shélida Nascimento Silva
  • Milka Julyanne Dantas Alves
  • Liana Galvão Bacurau Pinheiro
  • Renata Alexandra Moreira das Neves
  • Juliana Kelly da Silva Maia

Palavras-chave:

PNAE, Alimentação escolar, Cartilha informativa, Planejamento de cardápios

Resumo

Os hábitos alimentares são formados no período da infância. Em meio ao fenômeno epidemiológico da transição nutricional, fatores como a globalização e ampliação de acesso a alimentos industrializados interferem diretamente na formação destes hábitos. A escola aparece como uma ferramenta essencial de promoção de saúde das crianças e, nesse contexto, no Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exerce importante papel, tendo como objetivo atender necessidades nutricionais dos alunos e promover a alimentação saudável. O PNAE passou por recente atualização em 2020, com a Resolução CD/FNDE Nº 06, de 08 de maio de 2020, a qual estabelece normas para a execução do programa

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução n° 06, de 08 maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário Oficial da União, Brasília, 12 maio 2020. Seção 1, p. 38.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria Interministerial MAPA/MMA nº 10, de 21 de julho de 2021. Institui lista de espécies nativas da sociobiodiversidade de valor alimentício, para fins de comercialização in natura ou de seus produtos derivados. Diário Oficial da União, Brasília, 22 julho de 2021. Seção 1, p. 4.

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Silva, E. S. N., Alves, M. J. D., Pinheiro, L. G. B., Neves, R. A. M. das, & Maia, J. K. da S. (2023). Proposta de cardápio quinzenal: caminhos para uma alimentação segura e de qualidade no âmbito da educação básica. Cadernos Do FNDE, 4(08), 58–59. Recuperado de https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/72