Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6727771

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Estresse. Ansiedade. Professor.

Resumo

A tecnologia educacional está se tornando um componente cada vez mais crucial para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Para atingir estes objetivos, os professores devem ter as habilidades necessárias para integrar a tecnologia em sua instrução em sala de aula. No entanto, para muitos deles, isto é, às vezes esmagador e angustiante. O objetivo desta revisão foi aprender como a pesquisa sobre estresse e ansiedade dos professores relacionada ao uso da tecnologia educacional estava progredindo. Utilizando o estado do conhecimento e análise bibliométrica pelos softwares VOSviwer e Gephi foi realizada uma revisão sistemática utilizando os seguintes bancos o banco de dados da Web of Science. A revisão resultou em dezesseis artigos. As principais descobertas sugerem que os professores estão ansiosos ou estressados como resultado de seu uso da tecnologia educacional na sala de aula. Entre as implicações está a necessidade de mais pesquisas sobre várias técnicas para evitar a formação desses sintomas de ansiedade e estresse nos instrutores.

Biografia do Autor

João Carlos Gonçalves, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

Mestrando em Ciências Contábeis pela UnB -DF, possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNISANTOS -FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS (1985). Atualmente é consultor empresarial e professor do IBMEC e Faculdade Processus no DF, com MBA em Gestão de Empresas, cursado no INPG em 2003.

Dalila da Costa, Universidade Paulista, UNIP, MG, Brasil

Licenciada em Sociologia pela Universidade Paulista, UNIP, MG, Brasil. Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em 26 casos de vírgulas. 

Raiane da Rocha Fernandes, Universidade Paulista, UNIP, MG, Brasil

Licenciada em Sociologia pela Universidade UNIP, MG, Brasil. Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em 26 casos de vírgulas.

Dayane Aparecida da Costa, Universidade Paulista, UNIP, MG, Brasil

Graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Paulista, UNIP, MG Brasil.

Referências

AMARILLA, S.B.G.; VARGAS, S.F.P. Teacher’s technostress: The other side of the use of new technologies by High School teachers. Rev. Cient. Estud. E Investig. Vol 8, p. 21-35, 2009.

ANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: As Tecnologias Digitais Mediando A Aprendizagem Em Tempos De Pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.

BASTIAN, Mathieu; HEYMANN, Sebastien; JACOMY, Mathieu. Gephi: An open-source software for exploring and manipulating networks. In: Proceedings of the Third International ICWSM Conference, p. 361-362, 2009.

COSTA, Danilo da. Análise da exclusão e inclusão no contexto de jovens universitários. Revista Coleta Científica, [S.L.], v. 3, n. 6, p. 1-10, 2019. Even3. http://dx.doi.org/10.29327/233824.3.6-2.

FERNÁNDEZ-BATANERO, José-María; ROMÁN-GRAVÁN, Pedro; REYES-REBOLLO, Miguel-María; MONTENEGRO-RUEDA, Marta. Impact of Educational Technology on Teacher Stress and Anxiety: a literature review. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 548, 11 jan. 2021. MDPI AG.

GOEBEL, Daniele Kruel; CARLOTTO, Mary Sandra. Preditores do tecnoestresse em professores de EaD. Revista Tecnologia e Sociedade. Vol. 15, n. 38, 2019.

JOSEPH, Genimon Vadakkemulanjanal; THOMAS, Kennedy Andrew; NERO, Alex. Impact of Technology Readiness and Techno Stress on Teacher Engagement in Higher Secondary Schools. Digital Education Review, [S.L.], n. 40, p. 51-65, 27 dez. 2021.

MAREK, Michael W.; CHEW, Chiou Sheng; WU, Wen-Chi Vivian. Teacher Experiences in Converting Classes to Distance Learning in the COVID-19 Pandemic. International Journal of Distance Education Technologies, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 89-109, jan. 2021.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; PINHO, Isabel. Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19. Etd - Educação Temática Digital, vol. 24, n. 1, p. 238-256, 16 fev. 2022. Universidade Estadual de Campinas.

NEWMAN, Mark. Networks: an introduction. Oxford: Oxford University Press, 2009.

PÉREZ, V.M.O. Estrés y ansiedad en los docentes. Pulso 2003.

PRITCHARD, A. Statistical Bibliography or Bibliometrics. Journal of Documentation, vol 25, p. 348-349, 1969.

QI, Cong. A double-edged sword? Exploring the impact of students’ academic usage of mobile devices on technostress and academic performance. Behaviour & Information Technology, [S.L.], v. 38, n. 12, p. 1337-1354, 27 fev. 2019. Informa UK Limited.

RE, Talita Dal'Bosco; GONÇALVES, Davi. Inovações Tecnológicas na Infraestrutura Educacional. Cadernos do FNDE, Vol 2, n.4, 2021.

VIEIRA, Paulo Sérgio José; CASTRO, Daniela dos Santos Borges; SILVA, Leda Regina Bitencourt da; BRITO, Renato de Oliveira. Educação inclusiva e formação de professores: o caso de uma escola pública no estado de goiás. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, [S.L.], v. 5, n. 10, p. 77-90, 12 abr. 2022. http://dx.doi.org/10.55892/jrg.v5i10.339.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Gonçalves, J. C., Costa, D. da, Fernandes, R. da R., & Costa, D. A. da. (2022). Análise bibliométrica de pesquisas voltadas aos efeitos da tecnologia educacional na ansiedade e estresse dos professores durante a pandemia da covid-19. Cadernos Do FNDE, 3(5), 01–14. https://doi.org/10.5281/zenodo.6727771